Final de semana na Serra: O que fazer em Itaipava

Final de semana de inverno chegando, que tal subir a serra e descansar e comer muito bem? Para te ajudar nessa “dificil” missão, segue dicas com o que fazer em Itaipava em um final de semana.

Muitas pessoas quando falam em subir a Serra, fazem roteiros incluindo Itaipava, Petrópolis e arredores, eu discordo pois acho que a proposta desses lugares é descansar, comer bem e tomar vinho (o que já anula a ideia transitar pela estrada de um lugar para o outro).

E por isso, prefiro fazer roteiros separados, assim você tem ótimos motivos para subir a serra nos próximos finais de semana e conhecer outros lugares, afinal estamos a uma hora de distância desses pequenos paraísos. Sendo assim, nesse post vamos nos concentrar nos deliciosos programas da querida Itaipava, também conhecida como a Búzios do Inverno, graças a sua intensa programação e restaurantes estrelados.

Itaipava apesar de ser distrito de Petrópolis, tem características bem distintas uma da outra e a cada inverno se torna mais independente. Graças a sua vocação gourmet e suas pousadas cheias de charme, a região atrai a cada final de semana uma turma que gosta de tranquilidade, boa gastronomia e conforto. Essa característica já rendeu a região o apelido de Vale dos Gourmet, que acho justíssima! Por aqui muitas pousadas charmosas, bons restaurantes, lojinhas, ateliês, boas delicatessens e pequenos shoppings tornam o final de semana um programa delicioso.

 

O que fazer em Itaipava: Como chegar?

A melhor forma para chegar a Itaipava é de carro, saindo do Rio pela linha vermelha, logo depois do aeroporto pegar a saída para Petrópolis – BR040 e então seguir a BR-040. São aproximadamente 90 quilômetros, e uma hora de distância em uma estrada super boa com um visual bacana no trecho da Serra.

Informação importante: carro é bem útil para transitar em Itaipava  e sugiro sair do Rio no máximo as quatro da tarde na sexta feira, pois depois disso você vai gastar muito tempo entre a saída do Rio e o início da serra.

O que fazer em Itaipava: mapa

 

A dica da Paty é fazer uma parada estratégica na Pavelka na entrada de Petrópolis e comer um delicioso croquete de carne ou o sanduiche de linguiça. O lugar também tem muitas coisinhas gostosas: vinhos, queijos, frios, massinhas de pizzas, aqueles biscoitinhos com chocolate na ponto… aqui é lugar de se abastecer para quando der vontade de comer no quarto ou para a volta para o Rio. Lembrando que na volta para passar na Pavelka é preciso fazer uma volta enorme, não vale a pena.. melhor comprar tudo na ida.

Existem outras opções por ali que oferecem esse tipo de lanche, mas a Pavelka é a minha escolha… experiência é tudo.

 

O que fazer em Itaipava

Pavelka – Rod. Washington Luíz, 1009 – Quitandinha, Petrópolis

O que fazer em Itaipava no final de semana?

Itaipava é um paraíso Gourmet, um lugar para descansar em uma boa pousada no meio do verde, comer bem, tomar um bom vinho e fazer compras de coisinhas que você só encontra por aqui. É um lugar que a taurina que vos fala visita algumas vezes por ano, sempre com intenção de descansar, curtir a natureza e visitar seus paraísos gastronômicos… essa é a vibe do lugar!

Dito isso, vamos a lista de atrações imperdíveis.

O que fazer em Itaipava: Hospedagem

A região é um convite ao ócio, as belas pousadas de charme convidam para um sono mais longo ou uma relaxada nas espreguiçadeiras no meio do verde, na beira da piscina para ler um livro, ou dependendo do sol até mesmo um mergulho. Depois disso a gente sai pra um almoço no meio da tarde com belas taças de vinho e volta para pousada para deitar na rede na varanda ou para um cochilo para relaxar, aqui o lance é não fazer nada! Ou melhor: contemplar, descansar e agradecer.

Para isso, segue uma lista com cinco boas pousadas que eu já testei na região e gosto bastante. Vale dizer que não curto muito hotel para esse tipo de lugar, prefiro uma pousada pequena cheia de charme e detalhes, com um excelente café da manhã e sem barulho de galera falando. Então é isso que você vai  encontrar na listinha da Paty.

Preço Alto e perfeição

Pousada Tankamana: A Pousada localizada no Vale do Cuiabá, é velha conhecida de quem frequenta a região, pois já existe por ali a muitos anos. O lugar fica mais afastada do centrinho,  mas é um refúgio de romantismo e tranquilidade.

Os chalés rústico-chiques, emoldurados pelo verde são bem afastados um do outro, permitindo a privacidade dos hóspedes, todos tem lareira e alguns tem hidro ou ofurô. O serviço por aqui é cuidadoso, pois vários detalhes tornam sua hospedagem perfeita: café pode ser servido em qualquer horário (inclusive no seu quarto), depois do jantar quando você chega no quarto sua cama está pronta, a lareira acesa e o ofurô ligado… mimos que fazem a gente querer voltar sempre pra esse lugar.  As opções de lazer também são muitas e bem interessantes: trilhas, piscina de água natural, spa, cavalgadas… o lugar é perfeito pra você esquecer da vida.

O que fazer em Itaipava
O que fazer em Itaipava: Pousada Tankamana

Pousada Tankamana – Rua Julio Capua, S/N – Cuiabá, Petrópolis

 

Pousada Le Roches – A sofisticada Le Roches também esta entre as pousadas mais afastada do Centrinho, no Vale do Cuiabá. Mas isso acaba sendo um ponto alto, no meio da mata Atlântica e cercada de bons vinhos e boa gastronomia a pousada faz você não querer sair da propriedade.

Essa pousada faz parte do Roteiro do Charme, o que já é uma super recomendação, e é administrada pelo seu dono que mora lá (e recebe os hóspedes com muito carinho) e sua filha Mariana, formada em hotelaria por uma escola conceituada na Suiça, o que explica a perfeição em todos os detalhes. O lugar tem uma gastronomia maravilhosa, uma super adega climatizada com excelente carta de vinhos e uma bela jacuzzi ao ar livre… definitivamente a Les Roches é um capítulo a parte em  em Itaipava, vale o preço mas infelizmente ela ainda é restrita para nós a ocasiões especiais.

O que fazer em Itaipava: Pousada Les Roches

O que fazer em Itaipava: Pousada Les Roches

Pousada Les Roches – Estrada Ministro Salgado Filho, 5301 – Itaipava

 

Preço Razoável e muito charme

Pousada Ninho da Arara: O lindo casarão com cara de casa de campo fica localizado próximo ao Centrinho na Estrada Itaipava – Teresópolis.

O lugar tem um lindo jardim no meio do verde, suítes com decoração clássica, uma sala com belos livros de artes, uma grande piscina e um lago com patos. Por aqui o bom atendimento e o charme europeu imperam e convidam a gente a descansar. O café da manhã servido na sala de refeições com vista para o jardim é muito agradável e gostoso. É uma deliciosa pousada no meio do verde, perto do centro e com um bom preço, por essas razões já ficamos lá algumas vezes.

O que fazer em Itaipava: Pousada Ninho da Arara

O que fazer em Itaipava: Pousada Ninho da Arara

Pousada Ninho da Arara – Estrada Itaipava-Teresópolis, Km4Itaipava

Pousada Altenhaus – Essa pousada foi a última que conheci dessa lista e foi uma agradável surpresa. Localizada a 200 metros do centrinho, mas ainda assim cercada de uma linda área verde com belos jardins paisagísticos de Burle Marx é uma boa opção de hospedagem.

A pousada foi recém reformada tem decoração clean e moderna, chalés amplos e silenciosos e um ótimo café da manhã. Ali no Jardim uma linda piscina com vista para o verde e espreguiçadeiras que convidam a leitura e ao descanso. Uma boa opção pra quem quer ficar no meio do verde, mas em um ambiente moderno e clean… não tem cara de pousada de serra tradicional com aquela decoração mais rústica e confesso que gosto muito dessa ambiente bacana.

O que fazer em Itaipava: Pousada Altenhaus

O que fazer em Itaipava: Pousada Altenhaus

 

 

Pousada Albergo Del Leone – A pousada, super tradicional na região, tem um estilo europeu, boa infraestrutura, uma bonita área verde e fica localizada próximo ao centrinho e a rodovia.

O casarão tem apartamentos e chalés, salões com lareiras e tv , um bom café da manhã e atendimento sempre atencioso. Na área externa belos jardins, sauna, piscinas com espreguiçadeiras e uma bela vista para o verde. Estive nessa pousada muitos anos atrás mas continuo lendo bons elogios sobre ela, é aquele clássico que nunca decepciona e tem preço justo.

O que fazer em Itaipava: Albergo Del Leone

 

O que fazer em Itaipava: Albergo Del Leone

 

Não posso deixar de incluir nessa lista a Lendária Locanda della MimosaFamosa pela sua sofisticação, boa gastronomia e sua cave com vinhos emblemáticos.

Bem, eu já me hospedei na pousada em 2012, mas foi no período em que o Grande Chef Danio Braga estava afastado da casa e o lugar estava sem alma e sem vida, confesso que foi uma experiência bem decepcionante pois era meu aniversário e o lugar fazia parte dos meus sonhos a muito tempo. Agora que ele voltou a fazer maravilhas por lá, vou novamente me hospedar na casa e conto pra vocês sobre essa experiência.

 

Dica extra: Amo ficar hospedada nos flats do condomínio Quinta do Lago. Apesar de ser mais afastado do Centro, o lugar tem cara de casa na serra. Com uma sala, cozinha completa, varanda e um condomínio com excelente infraestrutura (piscina, churrasqueira, sauna etc…).

Sem contar que dentro do condomínio (com casas e apartamentos para todos os tipos de bolsos) tem um restaurante de boa comida caseira e na entrada dele um super restaurante delicioso. Aqui, de vez em quando, é minha casa na serra.

O que fazer em Itaipava: Flat Quinta do Lago

 

O que fazer em Itaipava: Flat Quinta do Lago

 

O que fazer em Itaipava: Boa Gastronomia

Bem, a boa gastronomia da região é um dos grandes atrativos do final de semana na serra pra mim e um  dos meus principais programas quando venho pra Itaipava. Conheço vários restaurantes da região e já tenho a minha lista de favoritos, que vou compartilhar com vocês em seguida. Segue abaixo uma listinha de bons restaurantes para fazer sua felicidade em um final de semana.

Aqui um post inteirinho sobre excelentes lugares com boa gastronomia e muito charme em Itaipava.

O que comprar

Itaipava tem ao longo da União Indústria um monte de lojas de decoração, de artesanato e de roupas com muita coisa linda. Mas vou te dar a lista dos lugares que acho que você não pode deixar de conhecer e até quem sabe fazer umas comprinhas…

Ary Delicatessen: A maravilhosa deli originária de Araras, hoje em dia tem filial em Itaipava no Shopping estação. Por ali vale a pena comprar ótimos vinhos, pastas, geléias, quiches, pizzas miniaturas, massas frescas, salgadinhos deliciosos e trazer para o Rio. Quase todos aqueles produtos são feitos por fornecedores da região em escala menor e não chegam no Rio… Então por ali você encontra ouro em pó. Sempre volto de Itaipava com vários produtinhos deliciosos para servir aos amigos em casa.

Estrada União Industria, 11000 – Shopping Estação Itaipava – Loja 84

Atelie Evandro Junior: O artista faz os quadros mais diferentes e delicados que já vi. Folhas secas, miniaturas de garrafas e talheres e vários outros itens compõe belíssimas obras. Sou tão fã das obras dele que tenho pelo menos uns quatro quadros em casa.

Dica: Ele vende pelo site, mas indo no ateliê, além de você conhecer um grande número de quadros ainda não catalogados no site, tem desconto.

O que fazer em Itaipava: Ateliê Evandro Junior

O que fazer em Itaipava: Ateliê Evandro Junior

R. Prof. Veiga, 201 – Araras, Petrópolis

 

Bendito Armazém: O lugar misto de padaria, deli e boulangerie está localizado no Complexo do Empório Maria Maria, bem no centrinho de Itaipava. Uma casa super bonita, aconchegante, bem decorada, com vários tipos de pães recém-saídos do forno (sem glúten, italiano com nozes, ciabatta) que deixam o lugar com um aroma delicioso, bolos quentinhos que chegam a toda hora, queijos artesanais para todos os gostos e que podem ser degustados lá mesmo, tábuas de frios, geleias, sanduíches especiais, granolas artesanais …uma infinidade de coisas gostosas e bem-feitas.
O lugar tem excelentes opções de pães, vinhos e queijos para você levar para o hotel caso não queira sair pra jantar. Além de umas agradáveis mesinhas ao ar livre para ficar por ali de papo tomando um café. Não deixe de provar o bolo de banana com uma casquinha de açúcar imperdível…

O que fazer em Itaipava: Bendito Armazém

Estrada União e Industria, nº 10.216 –  Itaipava

Cerâmica Luiz Salvador: O lugar tem as peças de cerâmica mais lindas que já vi na vida. Tenho vontade de sair de lá com quase tudo que está a venda. Eles tem loja no Rio e site na internet, você pode escolher e eles mandam entregar. De objetos de decoração a pratos para serviço, molheiras, você encontra absolutamente cada detalhe aqui e tudo é delicadamente lindo.

O que fazer em Itaipava: Cerâmica Luiz Salvador

O que fazer em Itaipava: Cerâmica Luiz Salvador

Estr. União e Indústria, 10588 – Itaipava

 

Feirinha de Itaipava: O lugar localizado no km 63 da BR-040 na pista de volta para o Rio. Tem um espaço gigante, estacionamento e mais de 400 boxes que funcionam como lojinha. Por ali você encontra de tudo: malhas, reprodução de artigos de grife, excelentes casacos, artesanato, roupas de couro, a maior parte das coisas é de boa qualidade e com excelente preços.

BR-040 para o Rio de Janeiro, km 63 – Itaipava

 

Shopping Vilarejo e  Estação:  Vale dar uma olhada nas lojas de roupa e sapatos desses dois shoppings. A gente sempre pode esbarrar com alguma coisa bacana com bom preço.

Shopping Center Vilarejo – Estr. União e Indústria, 10035 – Itaipava

Shopping Estação Itaipava, Estr. União e Indústria, 11000 – Itaipava

 

As lojas de plantas e móveis ao longo da Estrada união industria também valem uma visita, por lá você encontra lindas plantas a ótimos preços.

 

Bem amigos, com essa listinha na mão basta subir a serra e aproveitar o friozinho e o final de semana.

Depois conta pra Paty se você descobriu algum lugar novo pra gente incluir nessa lista…

11 comentários em “Final de semana na Serra: O que fazer em Itaipava

  1. Oi!!! Paty, quando me direciono para o link sobre dicas de restaurantes em Itaipava, vem um aviso dizendo que a página não existe. É isso mesmo? 😢

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *